Você está aqui: início > bem-estar > REGRAS E EXCEES - DONO DA ESCOLHA OU POBRE ESCOLHIDO?

banner

Exceções: Tudo aquilo que foge a regra. Regra: aquilo que é feito de forma contínua e consistente. Exceção: eventual. Regra: cotidiana.

Quando voltei de uma viagem para a California muita gente ficou impressionada por eu manter “a linha” nos EUA. Primeiramente eu gostaria de entender o que é ‘manter a linha”. Não faço dieta, não faço restrições, faço escolhas! Aqui, lá, no Japão, em Minas, na lua. Não há razão para viver a exceção eterna por estar fora de casa!

Eu, Lílian, falo por mim, com a autoridade de quem passou 39 anos dentro desse corpo e muitos desses tentando entender os mecanismos da compulsão, fome, saciedade, dos ciclos de ansiedade, das euforias….quando eu faço uma exceção, tem que valer a pena. Algo que seja único ou que eu ame loucamente.

Sei que, para mim, “permanecer em exceção” por muito tempo (e isso significa passar dois ou três dias inteiros em açúcares e farinha branca) se transforma numa dificuldade expressiva em “voltar" a navegar a tranqüilidade que a comida de verdade representa. Permanecer em exceção numa viagem (uma semana, por exemplo) talvez signifique um mês inteiro tentando acertar o prumo ou meses de “despedidas” e “eterno retorno” na segunda-feira. Eu me conheço, sei até onde posso ir com alguma segurança. É esse ponto, esse limite, que cada um precisa descobrir, de verdade! Aquele lugar máximo de tensão, até onde você pode puxar, sem que a corda guia arrebente e você fique perdido. E respeitar esse limite! Como cada ser humano é único, cabe a cada um descobrir até onde chegar.

Para algumas pessoas, nunca. Para outras, ocasiões determinadas (aniversário, Natal e Páscoa, por exemplo). Outras, ainda, em momentos que a vida apresenta as excepcionalidades. E você? Já pensou sobre isso? Acredite, as exceções vão acontecer, esteja ou não esperando por elas. E como vai lidar? Sentindo-se o dono da escolha ou o pobre escolhido? Saber é poder. E dos gregos, segue o meu conselho: ”Conhece-te a ti mesmo."