Você está aqui: início > receitas > Fil de peito de frango

banner

Frango tem gosto de pena. FIM. Então a gente que não é bobo e nem nada, dá a volta nessa questão e torna o peito de frango (que, diga-se de passagem, não é nada apetitoso) num evento.

Primeiro: Salmoura.

Essa técnica é feita rapidamente e leva para dentro da carne a umidade e sabor. É uma mistura de sal, açúcar e um tempero (se você quiser ele). CALMA! O açúcar não será ingerido, simplesmente vai criar a “bomba”que ajudará a carne a ficar suculenta.

Usei meio quilo de peito de frango cortado em filés mais finos. Esfreguei nesses “bifes"a mistura de três colheres de sopa de sal, 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de café de páprica doce e defumada. Coloquei num recipiente, cobri com água morna e levei para a geladeira por 20 minutos. Depois desse tempo, lave cada filé e, literalmente, seque com papel toalha (ou pano de prato bem limpinho).

Tempere com sal e pimenta (sim, acredite, o sal que colocou na água não vai interferir)

Numa frigideira untada com azeite (óleo de coco, ghee, banha, etc) e bem aquecida, grelhe de cada lado os filés. Como usei bifes mais finos, deixei um minuto de cada lado. Espalhe numa forma depois de grelhados, de uma maneira que não se acumulem uns sobre os outros).

Você pode parar por aqui e comer o seu bifinho de frango grelhado ou pular para a próxima e riquíssima fase. Nem preciso dizer o que eu acho, né?
.

Numa vasilha coloque tomate picadinho (usei os pequenos), azeitona, manjericão, alho poró (e o que mais você quiser: cebolinha, alho normal, ovos picadinhos). Acrescente coalhada (iogurte natural, creamcheese, creme de leite, o que tiver), sal, pimenta , azeite e misture bem. Reserve.

Numa frigideira sem nada “torre" farinha de amêndoa ou de qualquer oleaginosa (pode até usar de coco se não liga para o sabor residual), retire da frigideira e acrescente parmesão ralado.

Agora, em cima de cada filezinho grelhado, coloque um pouco da mistura de tomate e, por cima, a farinha de oleaginosa com queijo. Por fim, salpique raspas de casca de limão. Leve ao forno médio alto por 5 a 10 minutos, só para aquecer!

Faz e me conta! 

Obs: A Salmoura funciona super bem para carne de porco também! Experimenta!