Você está aqui: início > receitas > SALMO COM ALCAPARRAS, PALMITO COM SLVIA E COUVE FLOR COM LEO DE GERGELIM

Nem considero como receitas, mas dicas de preparo porque é muito simples!

Salmão:

Corte o salmão em postas de dois dedos. Tempere com um pouco de sal (coloque a menos por causa da alcaparra) e pimenta branca moída na hora. Coloque a frigideira no fogo com um pouco de azeite, quando esquentar bem, coloque as postas de salmão (se a posta estiver com pele é o lado dela que vai colocar na frigideira).

Observe a lateral do salmão, o cozimento dele vai “subindo” e antes que chegue ao meio (divido mentalmente a altura do salmão em três partes, então quando o cozimento chega no “primeiro terço”) vire. Aproximadamente 2 min a 2:30 min de cada lado. Reserve. Na mesma frigideira coloque as alcaparras com um fio de azeite ou manteiga, deixe aquecer e limpar o fundinho que o salmão deixou na frigideira e pronto! Vire sobre as postas prontas de salmão! Termine colocando raspas de limão!

Dica: o salmão é um peixe delicioso mas, como todo o peixe, precisa ter respeitado o seu tempo de cozimento! Ele deve ficar firme por fora e, literalmente, um creminho por dentro! Por isso não deixe ele “torrando"no fogo, senão vai perder a melhor parte!

Palmito:

Corte o palmito cru (fresco, não de conserva) em fatias e elas em tirinhas (ou compre já em tirinhas). Coloque em água fervendo com sal por 7 minutos. Escorra e reserve. Numa frigideira coloque manteiga em fogo baixo e deixe derreter, adicione dois bons punhados de folhas de salvia inteiras lavadas e secas. Misture bem e deixe no fogo baixo. A manteiga irá escurecer (não queimar) e as folhas de sálvia ganharão uma textura mais crocante. Coloque sal e pimenta. Misture essa manteiga ao palmito! 

Couve flor:

Cozinhe a couve flor no próprio vapor! Coloque na frigideira, sem nada, pingue água e tampe. Mexa de vez em quando e coloque mais um pingo dágua. Quando estiver ao dente, destampe, tempere com sal e pimenta e adicione um pouco de óleo de gergelim, para dar um toque! Aumente o fogo e deixe tostar! 

São os detalhes que acrescentam sabor e tornam o simples, do dia a dia, muito mais gostoso!